Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

Veja como reduzir tributos com o software de gestão ERP Protheus


As empresas sempre estão em busca de minimizar os custos em sua operação, seja por procedimentos operacionais ou pela redução da carga tributária.


Uma maneira de atingir este objetivo é sistematizar processos administrativos e operacionais, e a tecnologia hoje em dia é uma forte aliada para isso. Existem vários programas no mercado que podem ajudar sua empresa, mas o mais procurado é o software de gestão empresarial.


Um sistema de gestão empresarial pode auxiliar nessa redução de custos em todos os departamentos, uma vez que ele leva as informações de todos os departamentos para uma só plataforma. Quando falamos especificamente sobre a possibilidade de redução de carga tributária, o ERP Protheus tem ainda mais destaque.


Antes de falarmos sobre as possibilidade de redução de tributos é importante salientar que os melhores resultados se dão quando há uma consultoria contábil especializada na implantação de um sistema ERP Protheus. Ela auxiliará no planejamento e na implantação do sistema, tendo em vista as necessidades de cada empresa.


Redução de tributos

Em primeiro lugar, implantar o software ERP Protheus na sua empresa, significa centralizar os dados de todos os setores em uma única plataforma. Isso dá ao sistema uma agilidade ímpar. Quando um colaborador, por exemplo de Vendas, imputar um dado no sistema, não será necessário que um outro funcionário, por exemplo do Financeiro insira o mesmo dado, afinal, ele já está no sistema.


Muitos empresários já passaram por apertos, tiveram multas por causa de tabelas preenchidas erroneamente. No caso do ERP Protheus, além de evitar desperdício de tempo com retrabalhos, o sistema reduz o risco de erro humano.


Mais segurança na informação significa maior confiabilidade de dados e, no caso, do controle tributário da empresa, evita valores duplicados ou errados. Essa menor ocorrência nas inconsistência dos dados faz com que os riscos da empresa ser punida na parte fiscal ou por multas seja amplamente reduzido.


Como esse tipo de software de gestão empresarial detalha todas as operações realizadas na empresa, é possível identificar quais tributos estão sendo pagos e se há maneiras de buscar descontos, por exemplo.


A otimização de recurso e de tempo torna o controle das operações mais ágil e eficaz e, como tudo é feito em tempo real, é possível saber quase que em tempo real o quanto sua empresa está gastando, o que torna a implantação desse sistema mais interessante ainda.


Vantagens do ERP Protheus

Esse tipo de software de gestão não apenas integra em uma plataforma todos os setores da empresa, ele também possibilita o engajamento com o planejamento tributário, um dos elementos mais importantes para reduzir os custos dos impostos.

Além de possibilitar uma melhor configuração e ação estratégica para reduzir tributos, ter um projeto ERP é uma forma de sempre estar atualizado com as possíveis mudanças de um controle tributário.


Por isso, procure trabalhar com um sistema que automatize a entrada e saída de notas fiscais, integrando todos os dados ao setor de contas a pagar e a receber, junto a ordens de compras e ordem de produção. Esse processo se torna uma cadeia, pois a incorporação de diversas informações vindas de setores diferentes facilita não apenas o dia a dia do trabalho, mas também a elaboração e o fechamento de contas.



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br