Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

Vantagens do ERP e as boas práticas de governança de TI


O sistema de gestão ERP (sigla inglês para Planejamento de Recursos da Empresa) é um software que integra todos os dados e processos da empresa em uma única plataforma. De forma geral, esse tipo de sistema armazena todas as informações de um modo simples e de fácil acesso (uma das vantagens do erp em si).


O software registra informações tanto de processos administrativos quanto de departamentos, entre eles dados sobre produtos, vendas, tributos e compras, por exemplo. O cruzamento de todas essas informações é uma vantagem clara do sistema de gestão ERP, mas não é a única.


Uma boa dica para que se consiga extrair ao máximo os benefícios de um sistema é contar com uma consultoria contábil especializada em um software específico, por exemplo, o ERP Protheus. A consultoria vai treinar os profissionais de TI da empresa, que por sua vez, repassarão o conhecimento aos demais colaboradores.


Departamento de TI

O setor de Tecnologia da Informação está diretamente ligado ao progresso e à organização da empresa, pois tem ao seu controle a infraestrutura, o banco de dados e os softwares necessários para o bom funcionamento de todos os setores.


É neste departamento que os dados são gerenciados. É nele também onde são resolvidos os problemas de informática e onde são estabelecidos os processos de segurança da informação. Outra função importante é conectar o trabalho individual com o coletivo.


A Governança de TI faz parte de uma das ramificações mais importantes do mundo corporativo moderno. Outro ponto importante dessa governança é o elo entre o sistema da empresa, o funcionamento dos processos e o trabalho dos colaboradores, seja qual for o cargo que ele ocupe.


Sendo assim, é claro que a implantação de melhorias na empresa, como a integração do ERP, tem que estar relacionada a este departamento.


Vantagens do ERP

Ao optar por um projeto de ERP bem sucedido, a empresa está escolhendo organizar, integrar e padronizar seus dados e informações da melhor maneira possível. Por se tratar de um software, as vantagens do ERP podem ser sentidas imediatamente devido reunir processos operacionais e sistematizá-los em uma única plataforma, trazendo benefícios tanto no trabalho do dia a dia como na parte financeira.


Claro que nem todas as funcionalidades do ERP serão conhecidas por um profissional de TI, mesmo que ele seja muito bom naquilo que faz. Por isso é altamente recomendável que, no momento da implantação do sistema, ele conte com o suporte de uma consultoria especializada neste tipo de sistema. Dessa forma, a empresa poderá ter os melhores resultados conforme ditam os dados.


Se um setor, por exemplo, não está produzindo conforme o esperado, a integração e a análise das informações pode apontar o que está acontecendo, acendendo uma luz para que isso possa ser corrigido.


Ao se sistematizar processos administrativos e operacionais, a cadeia empresarial reforça essa integração entre os diversos departamentos e como essa comunicação interna pode se relacionar e facilitar o cotidiano organizacional. Um controle maior sobre o ciclo de produção significa, afinal, uma maior produtividade e essa é mais uma das vantagens do ERP.



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br