Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

Sistemas de gestão empresarial: vantagens e desvantagens


Escolher investir em um software de ERP, sigla em inglês para Enterprise Resources Planning, ou no bom português, Planejamento de Recursos da Empresa, é algo que demanda tempo e investimento tanto financeiro como prático. Assim como outros sistemas de gestão empresarial é necessário um planejamento eficiente e elaborado da maneira adequada para sua empresa, visando tanto fatores internos como externos do dia a dia da organização.


Às vezes a escolha da solução está aos nossos olhos, mas devido à falta de organização e padronização dos processos, isso se posterga, demandando mais tempo operacional e funcional da companhia. Pensando nisso, confira algumas vantagens e desvantagens ao adquirir sistemas de gestão empresarial:


Vantagens

O primeiro passo ao escolher um software ERP é decidir um fornecedor qualificado e que atenda suas necessidades, pois é a partir dele que se monta a estratégia de organização que se almeja alcançar.


Os sistemas de gestão empresarial integram todas as áreas da empresa, essa incorporação auxilia diversos setores simultaneamente. Por exemplo, quando a venda de determinado produto sai, essa quantidade já é estornada do estoque, que avisa o departamento de compras se é necessário ter uma reposição ou não. Essa padronização no sistema otimiza o tempo e também reduz a parte financeira da empresa. Além de trazer melhores resultados sem ter uma interferência administrativa direta.


Ao ter esse tipo de controle e domínio do estoque, o empresário consegue ter dimensão de suas operações diárias e evitar que futuros imprevistos ocorram, isto é, a manutenção dos itens diminui e a segurança dessas operações aumentam.


Essa integração permite que os processos operacionais e os funcionários possam trabalhar sem muito atrito, pois a partir do momento que é padronizado um sistema de gestão a ser seguido, a própria empresa acaba seguindo esse caminho, o que pode até levar a algumas mudanças de hábito corporativos.


Desvantagens

Depois do planejamento e da escolha do software é necessário pensar no treinamento e capacitação para o sistema ser executado com excelência. Por se tratar de uma gestão totalmente computadorizada, muitas pessoas não estão familiarizadas com esse tipo de processo. Para isso, exige-se uma atenção e dedicação para que a execução seja feita da melhor maneira.


Outro impasse para essa implantação é o custo operacional. Por ser um sistema que requer ajuda profissional ou um setor de TI que entenda do assunto, inicialmente, ter um sistema de gestão empresarial pode ser um gasto a mais nas contas no final do mês; por isso mesmo, se aconselha colocar na ponta do lápis as necessidades operacionais da empresa.


Apesar desse possível impasse financeiro, o custo benefício desse tipo de software precisa ser levado em conta, pois não é do dia para noite que a empresa estará organizada e padronizada. O resultado é de médio a longo prazo e depende da cooperação de todos, até mesmo porque, os meses iniciais dessa nova integração podem resultar em reajustes ou em algumas novas formas de se trabalhar.


No fim do processo, o sistema de gestão empresarial tem tudo para otimizar os procedimentos de praticamente qualquer empresa. Com planejamento, treinamento e recursos necessários é possível aproveitar de forma ampla os benefícios que ele traz.



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br