Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

Saiba como um sistema integrado pode melhorar a performance e a confiabilidade nos relatórios financ


Um sistema de gestão integrada não apenas é uma ferramenta que busca uma melhor organização de dados e processos de informação, ele também é uma forma de se obter um melhor gerenciamento de resultados. Isso porque este sistema conta com um banco de dados que suporta as informações mais variadas, de diversos setores e estes dados podem ser correlacionados de acordo com a necessidade do usuário. Cria-se, então, uma comunicação mais efetiva entre colaboradores e setores de uma mesma empresa.


Além do sistema de gestão, como o software de ERP Protheus, integrar em uma plataforma todos os setores da empresa, ele também admite a interligação com o planejamento tributário, um dos componentes mais importantes quando se tem o objetivo de reduzir impostos.


Para atingir todo o potencial de um software deste tipo, é recomendável que a empresa contrate uma consultoria Protheus, algo que uma assessoria contábil disponibiliza por meio de um serviço conhecido como outsourcing contábil.


Os relatórios financeiros também são bastante requisitados em um sistema integrado por abordarem elementos como custos, investimentos, orçamentos, contas a receber, gastos, despesas, fluxo de caixa e inadimplência. Por ser um setor que mexe com o dinheiro da empresa, tanto direta como indiretamente, é um dos mais procurados.


Sistema de gestão integrada financeira

Um sistema de gestão integrada unifica todos os setores da empresa e reúne os principais processos por meio de módulos, isto é, cada um deles corresponde a uma área específica de gestão, possibilitando um melhor gerenciamento de informações da empresa como um todo.


Entre os diversos módulos, o financeiro é essencial para qualquer empreendimento, pois com ele é possível gerenciar fluxo de caixa, contas bancárias e folha de pagamento, por exemplo.


Por ser um software de ERP, a integração do módulo financeiro com o módulo comercial beneficia e traz a possibilidade de melhor comunicação entre ambos os setores, otimizando o tempo e agregando valor a essa troca de informações.


O ideal é trabalhar com um sistema integrado de informações que possua um método simples e rápido de entrada e saída de notas fiscais, integrando tudo isso ao setor de contas a pagar e a receber, junto a ordens de compras e ordem de produção. A integração dessas informações variadas vindas de setores diferentes facilita não apenas o dia a dia do trabalho, mas também a elaboração e o fechamento de contas.


Segurança e Confiabilidade

Quando a empresa optar por um software ERP, a automatização dos processos operacionais também reflete em uma melhor segurança de dados, pois por se tratar de um sistema computadorizado, o risco de ter um erro ou um trabalho refeito são menores. Além dessa segurança extra, a otimização do tempo torna o controle das operações mais simples. A automatização também traz um outro benefício: eliminação de retrabalhos. Uma vez que um dado já foi colocado no sistema por um setor, todos os outros podem ter acesso a ele.


Dado o nível de detalhamento vindo da centralização das informações que um sistema integrado pode proporcionar, todas as operações realizadas na empresa podem ser positivamente afetadas. E é justamente o setor financeiro um dos que mais sentem o impacto, já que lida diretamente com todos os demais setores e tem óbvios benefícios na integração dos dados, tornando-se mais ágil e eficaz.



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br