
A cada dia, as empresas sentem mais necessidade em aprimorar e desenvolver processos e serviços. É preciso ganhar vantagens sobre os concorrentes e também trazer conforto e confiabilidade ao trabalho do dia a dia dos colaboradores. Conforme a tecnologia vai avançando, o mercado se aquece com novos materiais e formas de pensar e, é claro, novos softwares que possam melhorar o sistema de gestão da empresa, como o sistema ERP.
Uma ótima opção para começar a atualizar a empresa é a implantação do sistema ERP, um software que integra todos os dados, processos e setores da empresa em uma única plataforma, automatizando suas funções e melhorando a forma de trabalho. Entre os sistemas de ERP, um dos que se destaca é o Protheus, que pode ser customizado de acordo com as necessidades da empresa.
Organização em primeiro lugar
Ter um planejamento é essencial para quem quer iniciar um novo projeto de sistemas dentro da empresa. Em um primeiro momento, é necessário mapear os processos para saber quais dados a empresa possui, quais são os mais importantes e quais são os cruzamentos de dados mais importantes.
Não fazer este tipo de análise pode significar um gasto financeiro desnecessário, pois sem um mapeamento, o risco de avaliar um dado errado ou irrelevante é maior.
Junto ao planejamento, é preciso traçar os objetivos que devem ser alcançados ao utilizar o sistema. Isso dará subsídios para avaliar a progressão do ERP e o que pode ser ajustado para que todos os setores funcionem com fluidez e eficácia.
Outro ponto importante é o treinamento dos colaboradores que irão operar o software. É necessário levar conhecimento em ERP a eles. Este tipo de software possui características distintas, por isso a contratação de uma consultoria que possa levar o conhecimento a estes profissionais e comandar os passos iniciais é uma ideia bastante válida.

Uma consultoria especializada em sistemas ERP como a Sumitani, presta treinamento para toda a equipe, sempre visando a melhor maneira para que se atinja os resultados e se explore ao máximo esse tipo de sistema dentro da empresa.
Mas como funciona o ERP?
Como já explicado anteriormente, o sistema ERP é um software de informação que integra e agrega todos os serviços que a empresa desejar, como processos administrativos, vendas, compras, estoque e logística.
As vantagens do ERP são inúmeras, mas uma delas é essencial. Devido ao extenso banco de dados que armazena processos operacionais de todos os departamentos, os principais processos organizacionais são separados e nomeados como ‘módulos’, onde cada um deles corresponde a um setor específico da gestão. Isso possibilita uma administração geral das informações de todas as áreas.
Por exemplo: o módulo de vendas dialoga com o módulo de estoque, para saber se o material está disponível para que se realize a venda. Assim que o pedido é realizado, o módulo do financeiro é acionado para aprovação e assim, para realizar a fatura.
O sistema ERP trabalha em cadeia, que precisa funcionar de maneira mais transparente possível, evitando assim qualquer dor de cabeça desnecessária. Ganha-se tempo e eficiência em todo o processo.
A Sumitani é uma consultoria contábil especializada em protheus, não sabe o que é protheus?