Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

Quais riscos um sistema de gestão financeira pode evitar?


Um dos principais pontos que uma empresa deve considerar ao implantar um sistema de gestão integrada é saber em qual setor a organização tem mais necessidade de melhorias. Normalmente, as finanças sempre são um tópico de extrema importância e que recebe uma atenção especial, afinal, é do dinheiro da empresa que estamos falando.


Um sistema de gestão financeira reforça o planejamento, a organização e controle de ações dessa área, que define o rumo do seu negócio. A centralização do controle financeiro reforça a atuação em categorias como contas, cobranças e também com setores interligados como vendas.


Ao sistematizar esses processos, a empresa otimiza tempo e evita perder prazos com contas, pagamentos. Inclusive, é possível programá-las para que nada se perca no meio do caminho.


Segurança de dados

O sistema de gestão financeira, por se tratar de um assunto específico, às vezes, requer uma consultoria especializada na área para auxiliar na implantação e desenvolvimento do departamento. Ao contratar um serviço desse tipo, a empresa visa uma melhor organização nos deveres e uma melhoria de processos de dados, tudo para que o trabalho no cotidiano seja beneficiado.


Quando a empresa opta por um sistema de gestão financeira, ela procura reduzir o número de falhas humanas, uma vez que os processos operacionais financeiros são automatizados, o que permite melhor controle das operações. Inclusive, se permite uma melhor visão das receitas e despesas financeiras da empresa.


Essa sistematização de processos automaticamente traz confiabilidade aos relatórios financeiros, pois por se tratar de um sistema computadorizado, o risco de ter um erro ou um trabalho refeito são menores.


Essa segurança se reflete até na hora de o administrador tomar decisões. Por ter um controle maior sobre as finanças com o sistema de gestão financeira, a empresa toma decisões mais certeiras, tem um melhor planejamento estratégico e também financeiro.


Sistema de gestão integrada financeira

Um sistema de gestão integrada financeira é um software específico voltado apenas para esse tipo de setor. A organização que opta por esse sistema deixa claro que ter controle sob essa gestão é importante não apenas por se tratar de uma parte da administração principal, mas também por reafirmar a prioridade sobre as finanças.


Entre os diversos sistemas de gestão, o financeiro é essencial para qualquer empreendimento, pois com ele é possível gerenciar com mais confiança o fluxo de caixa, contas bancárias e folha de pagamento. Além de reduzir danos que possam prejudicar a saúde da empresa, quando se tem um maior controle das finanças, as tomadas de decisão são realizadas com mais segurança e pensando no futuro.


Por ser um software de gestão, é possível uma integração entre outros tipos de sistema, como o financeiro e o de vendas, o que possibilita uma melhor comunicação entre os dois setores, otimizando o tempo e agregando valor a essa troca de informações.


Gostou deste artigo sobre sistemas de gestão financeira? Veja muito mais no nosso blog e ganhe vantagens competitivas sobre a concorrência, seja qual for a área sua área de atuação!



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br