O profissional da área de contabilidade é conhecido como consultor contábil e dentre suas tarefas, está o controle do movimento financeiro da empresa. Para isso ele precisa saber a averiguar taxas e impostos referentes a produtos e prestação de serviços. De forma básica, o trabalho consiste na descrição, no registo e no controle de toda a movimentação da área financeira da empresa.
É o consultor contábil que sabe a real saúde financeira do empreendimento, pois ele tem acesso e controle de quanto um negócio gasta, arrecada e quanto tudo isso pode ser abatido em imposto.
Confira abaixo cinco atividades desenvolvidas por um consultor contábil:
1 – Outsourcing Contábil
O outsourcing contábil é um serviço moderno que conta com um sistema automatizado, ou seja, o acesso às informações e análises é rápido e simples, o que auxilia na tomada de decisão sobre tarefas da área, como precificações, investimentos, estoques e vários outros aspectos do cotidiano empresarial.
Ao escolher um fornecedor comprometido e especializado em outsourcing, a empresa contará com profissionais especializados no assunto e que possuem experiência nesse tipo de segmento, resultando em uma maior confiança para se trabalhar, reduzindo as chances de erros; e por exigir constante atualização, os outsourcings sempre estão em busca de aprimoramentos e recursos para conciliar com as necessidades do cliente.
2- Assessoria contábil
A assessoria contábil é, como o próprio nome já diz, um suporte financeiro ao empreendimento. A partir do momento que a empresa contrata uma consultoria contábil que tenha em seu escopo de trabalho esse tipo de assistência, o trabalho entre cliente e fornecedor pode-se dar de maneira mais tranquila.
Esse tipo de serviço é exercido por um consultor contábil ou uma equipe de profissionais da área que analisam e interpretam os fatos e tarefas rotineiras da empresa, auxiliando nos processos tributários, problemas fiscais e assim em diante.

3 – Suporte na tomada de decisões
Qualquer gestor experiente já passou pelo momento de tomar decisões sensíveis à empresa. Quando e onde cortar gastos? Como e em que área promover o crescimento?
É claro que com os dados corretos na mão, essas e muitas outras decisões podem ser tomadas com muito mais tranquilidade.
O profissional de assessoria contábil é uma ferramenta eficiente nesta hora. É ele que detém muitos dos dados que serão relevantes para que a tomada de decisão seja mais assertiva.
4 – Suporte na implantação de softwares
Quando a empresa decide implementar softwares de sistemas de gestão empresarial, o setor financeiro é parte fundamental neste novo procedimento. O novo sistema integra os dados deste setor com as diversas outras áreas da empresa.
Analisar este cruzamento de dados é uma das responsabilidades do consultor contábil. Assim, o departamento de finanças da organização dialoga com a empresa de contabilidade e a automatização desses dados traz uma melhoria de processos para o dia a dia e também para situações que possam vir a acontecer envolvendo essa área.

5 – Auxílio nas finanças
Responsável em cuidar do movimento financeiro da empresa, o consultor contábil é um braço direito e, até mesmo, parceiro da organização que contrata seus serviços. A admissão de um profissional dessa área ressalta o cuidado que a empresa tem com seus dados financeiros e fiscais. Isto é, por conhecer todas as idas e vindas do dinheiro do cliente, o consultor dá um suporte e auxilia da melhor maneira para manter a empresa sempre saudável do ponto de vista financeiro.