Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

Passo a passo para um projeto ERP bem sucedido


O desenvolvimento e a implantação de um projeto ERP (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais) requer muita pesquisa e estudo para que seja executado da melhor maneira possível, visando as necessidades e melhorias da empresa.


Todo este processo demanda auxílio de duas propriedades importantes: uma consultoria contábil e um fornecedor qualificado de ERP. Ambas precisam estar conectadas para que o desenvolvimento e a aplicação do software ocorra da melhor maneira possível.


Normalmente, as metodologias de implantação de ERP são divididas em três partes: estudo, implementação e execução. Para que o projeto saia do papel é preciso realizá-lo conforme as metas e objetivos que o empreendimento deseja alcançar.

Planejamento

Ao definir o projeto ERP por completo, é preciso deixar claro o que fazer antes, durante e depois da implementação. É necessário ainda verificar o que mudará em todo o dia a dia da empresa, pois migrações de processos, documentação e limpeza de dados podem interferir no trabalho diário. Por isso, é preciso pensar nessa introdução e sincronização entre software de gestão e colaboradores com muito cuidado.


Outro ponto que vale destaque é quais setores a empresa deseja atingir com a implantação do sistema de gestão, pois esse tipo de software agrupa os principais processos da organização por meio de módulos de ERP, correspondendo cada um deles a uma área específica de gestão, o que dá maior domínio sobre a administração de todos os setores.

Equipe e Treinamento

Pensar em quem vai lidar com esse tipo de software diariamente é essencial, pois é a equipe que contribui com o desenvolvimento e traz o feedback sobre a execução do sistema O que está funcionando? O que pode ser melhorado? É altamente recomendável investir em treinamento para aqueles que lidam com o sistema, maximizando assim os resultados que ele pode apresentar.


Por ser um software, muitas vezes, os colaboradores não sabem como manuseá-lo, o que implica na escolha de um fornecedor com experiência e que possa auxiliar na performance do sistema.


Implantação do ERP

Depois de fazer um planejamento, escolher um fornecedor de ERP e treinar a equipe para a execução, chegou a hora de implementar o software dentro da empresa.

O primeiro resultado será na organização, pois a automatização dos processos otimiza o tempo e melhora o processo de condução das informações e também os processos operacionais. Todas estas novas “rotas de informação” podem gerar um impacto nas atividades internas da companhia, o que reforça mais uma vez o planejamento e o treinamento com a equipe.


No desenrolar da familiarização do sistema de ERP, os resultado de produção e de serviços diários como as vendas e os processos financeiros podem ser sentidas a médio e longo prazo, o que implica ainda mais no aperfeiçoamento ao decorrer da implantação.


Gostou deste artigo sobre como fazer uma bem sucedida implementação de projeto ERP? Veja muito mais no nosso blog e ganhe vantagens competitivas sobre a concorrência, seja qual for a sua área de atuação!



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br