Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

O que é um software de gestão e para que serve?



Empresas que optam por implantar softwares de gestão não apenas visam melhorar a organização de dados e processos de informação, mas também um melhor gerenciamento de resultados. Com um banco de dados que suporta diversas informações, o funcionamento de um software de gestão se torna mais prático e auxilia no cotidiano do trabalho.


Esse tipo de tecnologia pode ser um grande aliado para aqueles que desejam sempre desenvolver melhorias e ganhos para o trabalho. O principal objetivo de um software é facilitar as atividades diárias automatizando os processos e reduzindo trabalhos manuais, os deixando apenas para situações específicas.


Existem vários sistemas de gestão empresarial no mercado. Alguns voltados para organização na área financeira, outros para controle de vendas, produção. Na verdade, existem softwares para todos os setores de uma empresa, mas na maioria dos casos, um programa não “conversa” com o outro.


Mas também há aqueles que englobam, em uma única plataforma, as informações de toda a empresa, os integrando em uma única plataforma, o que é um software ERP. Ele traz múltiplas vantagens sobre os demais.


O que é um software ERP?

Um software ERP (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema de planejamento de recursos corporativos. Esse tipo de sistema é fundamental para as empresas que desejam otimizar relatórios e controles, tornando os resultados mais precisos e específicos.


As vantagens do ERP são inúmeras, porém, a que mais podemos destacar é a sua possibilidade de integrar diversos setores em uma única plataforma. A melhoria de processos se dá por ter um maior controle na área fiscal, contábil e financeira, o que auxilia a empresa no diálogo com a consultoria em contabilidade, de forma simples e prática.


Além da melhoria em processos, o sistema de ERP contempla os principais processos de uma organização por meio de módulos, onde cada um deles corresponde a um setor específico de gestão, possibilitando um gerenciamento de todos os departamentos correspondentes.


Como se trata de um sistema de gestão integrada, nem sempre o departamento de TI tem todo o conhecimento necessário para esse tipo de software. Por ser uma plataforma tão específica, é recomendável contratar uma consultoria para auxiliar na implantação e treinamento com os profissionais de TI da empresa, pois são eles que irão orientar os colaboradores no dia a dia.


Benefícios

Ao optar por uma implantação de ERP bem sucedida, o empreendimento está decidido a se organizar, integrar e padronizar seus dados e processos operacionais da melhor maneira possível. Por se tratar de um software de gestão integrada, as vantagens do ERP podem ser sentidas imediatamente devido a automatização das informações e sistematizá-las em uma única plataforma, o que traz benefícios tanto no trabalho diário como resultados a médio e longo prazo.


Modernizar a empresa em seus aspectos operacionais é uma maneira de reduzir custos e otimizar o tempo. A partir do momento que a organização está preparada tecnologicamente, as melhorias nos processos internos certamente vão ser notados por todos.



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br