Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

O que é Protheus e por que investir? Veja 5 motivos!


Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas sempre estão em busca de novos instrumentos que lhe concedam vantagens competitivas diante dos concorrentes. Entre eles estão uso de ferramentas novas, adaptações de sistemas, e treinamentos, tudo para alavancar os resultados da companhia e gerar benefícios tanto para os colaboradores como para os clientes.


Em tempos modernos, softwares sem dúvida ajudam a atingir estes objetivos. Diversas empresas escolhem programas que as ajudem na organização interna para que, desta forma, tenham um resultado positivo no produto final que oferecem, não importa o ramo de atuação.


Além disso, uma melhor organização traz bons resultados também para os colaboradores da empresa. Funcionários que atingem metas, que estão felizes com suas realizações tendem a render mais, entrando em um ciclo virtuoso que faz bem para a empresa, para os funcionários e para os clientes.


Uma das ferramentas mais adotadas ultimamente é a implementação de sistema de gerenciamento ERP (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais) dentro das empresas, um dos mais conhecidos é o Protheus. Mas afinal, o que é Protheus?

O que é Protheus?

O sistema de gestão empresarial ERP Protheus é basicamente um software especializado em organizar os dados organizacionais e gerar relatórios específicos de cada setor e ainda gerar análises integradas sobre eles. Enfim, um banco de dados para que se analise com qualidade a empresa em seus mais diversos aspectos.


Sabemos que um software sozinho, por melhor que ele seja, não resolve problemas. Por isso a implementação deste sistema precisa de planejamento e ajuda especializada. É recomendável que os primeiros passos da empresa nesta nova fase sejam dados com a ajuda de uma consultoria Protheus. Se a empresa já possui uma empresa de consultoria contábil é preciso verificar se eles trabalham com esse tipo de software.


O contato com uma empresa especializada em Protheus é necessário para auxiliar na instalação e manuseio do programa, pois ela trabalhará junto à área de Tecnologia da Informação na instalação do programa. Desta forma, a consultoria irá auxiliar no dia a dia dos profissionais de TI, que por sua vez, irão orientar o restante da empresa no uso desta ferramenta, portanto eles precisam estar bem treinados, e em tempo hábil.


Para extrair o máximo da potencialidade do Protheus, a consultoria também trabalhará junto aos gestores na busca pelas informações mais importantes. Já dissemos que o sistema é um banco de dados com as informações de toda a empresa. Então, quais serão os dados mais relevantes? Quais são os cruzamentos de informações mais interessantes?


Outro fator importante é que o Protheus está sempre em atualização. Assim, a comunicação entre a consultoria e o setor de TI é uma forma de manter a empresa a par e atualizada sobre como funciona o software.


Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o que é Protheus e as peculiaridades de sua implantação, vamos aos 5 motivos de porque investir recursos nesta solução.


5 motivos para implantar o sistema Protheus

Padronização dos processos de dados, segurança das informações, redução de custos e riscos e otimização do tempo. Já temos nesta rápida análise bons motivos para implantar o ERP Protheus, mas ainda não é o suficiente, vamos nos aprofundar mais.


Como é um software adaptável para todos os portes e segmentos empresariais, esse sistema se mostra versátil e de grande resultado para as gestões administrativas e além de tudo é customizável. Veja agora outros benefícios que a sua empresa pode obter com o uso deste ERP:


Centralização do controle

A padronização dos procedimentos operacionais e otimização de informações traz maior confiabilidade e segurança ao trabalho, pois as chances de erros ou que um trabalho seja refeito são reduzidas. Isso gera agilidade e eficiência.


Um ponto principal do ERP Protheus é a centralização do sistema em uma única plataforma, o que permite um maior domínio de gestão e administração diária. Ao reunir todos os processos de dados e informações em um único sistema, a comunicação entre departamentos também se torna um ponto chave para que o trabalho seja mais eficiente, pois as informações necessárias estão no sistema e cada setor pode dialogar com os demais.


Visão geral da empresa (redução de danos)

Os benefícios não ficam restritos apenas à padronização do sistema e à otimização do tempo. O ERP Protheus favorece uma das partes mais sensíveis da empresa: as finanças.


A implementação de um sistema de gestão empresarial no empreendimento traz resultados tanto na parte da produção como no financeiro, pois a automatização de informações evita que trabalhos manuais sejam feitos desnecessariamente ou que haja um retrabalho devido algum erro cometido anteriormente. Ou seja, a redução de danos é sentida tanto na parte operacional dos colaboradores como na parte financeira.


Como o sistema de gestão empresarial reúne dados e informações que vão desde o setor administrativo até o estoque da empresa, o administrador do empreendimento tem maior autonomia sobre a saúde da sua organização. Por exemplo, o departamento de vendas dialoga com o estoque para saber o material disponível para que ele possa realizar a venda. Caso esteja em falta, o setor de compras é acionado e assim sucessivamente, tudo de forma automática. O gestor tem acesso a todos esses tipos de interações, o que torna o negócio mais atrativo e pronto para melhorias.


Facilidade nos processos

Maior controle permite padronização de processos operacionais, administrativos e gerenciais, melhor produtividade e redução de danos gerais, como estoque, produção, finanças.


Quando uma empresa consegue a padronização dos processos ela ganha agilidade. Imagine a cena: em vez de vários setores trabalhando em vários programas diferentes, todos trabalham na mesma plataforma Protheus.


A dinâmica do trabalho neste cenário é evidentemente mais harmônica e viabiliza panoramas mais adequados para atingir com precisão os pontos estratégicos que cada setor necessita.


Avanço tecnológico

Automatizar o sistema operacional da empresa é um passo para a modernização da organização, reforça que a companhia não quer ser deixada para trás e que está a par das tecnologias que o mercado exige. Porém, para que esse tipo de software funcione, é necessário um tempo de adaptação e, principalmente, treinamento.


Os colaboradores também precisam estar cientes de como a tecnologia afeta positivamente o trabalho diário deles, essa integração precisa ocorrer da forma mais branda e uniforme possível, para que as mudanças não sejam sentidas tão bruscamente, mas sim, que tragam melhorias contínuas. Afinal, o capital humano é a maior das riquezas de uma empresa.


Solução modular

O sistema Protheus reúne todos os principais processos da empresa através de módulos. Cada um deles corresponde a uma área específica da administração empresarial, o que possibilita uma gestão geral de todos os setores.


Por que um determinado setor está rendendo abaixo do esperado? Por que um outro tem tamanha eficiência. Por meio das informações e análises do Protheus é possível analisar o que está certo ou errado na organização e isso traz, no fim de toda a cadeia, mais tranquilidade para o trabalho dos colaboradores e um melhor produto final para o seu cliente.



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br