Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

Existe diferença entre sistema de gestão integrada e ERP?


Por mais que tenham suas similaridades, um sistema de gestão integrada e um ERP (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais) são distintos e possuem suas singularidades.


Um sistema de gestão integrada não necessariamente possui uma plataforma única de armazenamento de dados ou apenas uma interface e visualização de informações. Já para o ERP, não existe a possibilidade de informações e dados duplicados, pois ele é construído sobre um único banco de dados, a integração acontece de forma singular e evita sempre a repetição de informação.


A empresa que opta por um sistema de gestão, seja ele um software de ERP ou um sistema de gestão integrada, quer não apenas automatizar os processos operacionais da organização, mas também melhorar as tarefas e os serviços, identificar possíveis falhas e melhorar a desenvoltura no ambiente de trabalho. Mas qual é a diferença entre esses dois tipos de sistema?


Sistema de Gestão Integrada

O Sistema de Gestão Integrada é um software que organiza as operações de um empreendimento, garantindo e elevando a outro patamar a comunicação e as políticas internas da empresa, otimizando as prática de processos operacionais como compras, vendas, estoque, administração e departamentos no geral.


É um tipo de gestão que permite integrar processos operacionais do cotidiano com aspectos e objetivos como qualidade, desempenho, segurança e responsabilidade social, pois ao unificar dados gerais, um sistema de gestão faz com que a empresa funcione como uma cadeia, onde cada setor contribui e auxilia no funcionamento do outro, tornando o trabalho padronizado, o que facilita no dia a dia.


A grande qualidade de informação desse tipo de sistema traz uma melhora contínua no processo de decisões, pois junto ao completo controle sobre as demandas informacionais da empresa, vem a segurança de dados e, com isso, uma melhor produtividade.


ERP

O sistema de gestão ERP é um software que integra todos os dados e processos da empresa em uma única plataforma. De forma geral, esse tipo de sistema armazena todas as informações de um modo prático e simples. Essa integração entre setores vão desde processos administrativos, estoque, logística e qualquer outro tipo de departamento que possa ser vinculado.


Ao reunir todos os seus dados em uma plataforma única, a organização otimiza tempo e reduz danos, tanto financeiro como no trabalho diário, pois esse tipo de software é um extenso banco de dados que armazena informações de todos os setores, integrando departamentos e melhorando a comunicação interna da empresa.


A primeira ação desse tipo de sistema de gestão é buscar um diagnóstico sobre as principais necessidades que a empresa carece. Logo, promover mudanças de acordo com uma metodologia específica desse software traz benefícios. Por exemplo, com a melhoria na comunicação, ações que antes precisariam ser refeitas agora são automáticas.


Consultoria

Ao optar por um software de ERP, um ponto relevante é a escolha de uma consultoria contábil, um fornecedor de confiança para dar um suporte ao setor de TI e também para auxiliar na implantação do ERP, como tirar dúvidas que possam surgir entre os colaboradores durante o manuseio do software.



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br