Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

ERP Protheus para melhorias de processos internos: Como implementar?


Para que empresas cresçam, se desenvolvam e continuem progredindo, é necessário um “bom diálogo” entre todos os setores organizacionais. Afinal, o trabalho de um depende do que foi feito por um outro. Não é possível vender se não há estoque. Não é possível ter um estoque se não há compras. E assim por diante.


Essa necessidade de “produzir no coletivo” já foi entendida pelo mercado, que disponibiliza as melhores soluções para os empresários que enxergam este quadro.

A implantação de um sistema de gestão empresarial, o ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, melhora a comunicação dos setores organizacionais e padroniza o sistema de operação.


O software ERP permite que a empresa organize suas operações automatizando seus processos gerenciais, produtivos e financeiros. A integração destes canais (os módulos de ERP) traz otimização de tarefas, redução de tempo, de custos e melhorias de processos. Os benefícios vão do desde aspectos financeiros até o cotidiano do trabalho.


ERP Protheus

É altamente aconselhável que a implantação do projeto ERP seja feita por uma consultoria contábil especializada, que já tenha o conhecimento sobre o software.

O primeiro passo que essa consultoria irá tomar será no planejamento da configuração do software. O programa precisa “entender” quais são os dados mais relevantes, quais são os relatórios e os cruzamentos de informações mais importantes para o bom funcionamento do negócio.


Este planejamento será fundamental a médio e longo prazos, pois é a partir dele que vão ser buscadas as melhorias de processos internos, o real objetivo de toda a implantação do ERP.


Após o planejamento, chega-se à fase da implantação (em que a consultoria trabalhará lado a lado com o departamento de TI), e depois ao treinamento dos funcionários que irão operar o ERP. Essa é mais uma fase em que a consultoria contábil especializada será importante.


O treinamento é importante para que cada um dos colaboradores entenda a complexidade do sistema e o adote como ferramenta do dia a dia. Conhecimento do sistema leva à eficiência do mesmo.


Benefícios

Padronização dos processos de dados, segurança das informações, redução de custos e riscos e otimização do tempo. Já temos nesta rápida análise bons motivos para implantar o ERP Protheus.


Há ainda a questão da centralização de dados em uma única plataforma. Com maior controle sobre os dados da empresa, os líderes de cada setor podem visualizar melhor como funciona a cadeia de trabalho, tanto individualmente como em grupo, o que resulta em melhora também no produto final. Ao visualizar as informações, é possível traçar panoramas mais adequados e atingir com mais incisão os pontos estratégicos em que cada setor visa.


Por que um determinado setor está rendendo abaixo do esperado? Por que um outro tem tamanha eficiência. Por meio das informações e análises do Protheus é possível analisar o que está certo ou errado na organização e isso traz, no fim de toda a cadeia, mais tranquilidade para o trabalho dos colaboradores e um melhor produto final para o seu cliente.


Gostou deste artigo sobre como o ERP Protheus pode causar melhorias de processos internos em sua empresa? Veja muito mais no nosso blog e ganhe vantagens competitivas sobre a concorrência, seja qual for a área sua área de atuação!



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br