Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

Consultoria em contabilidade: passos para garantir o melhor acompanhamento para o seu negócio!

Todo empreendimento exige atenção à parte financeira, afinal, é ela que rege o andar dos negócios. Por ser uma das principais ferramentas de gestão, a contabilidade empresarial ajuda o planejamento financeiro a se tornar algo mais palpável, ressaltando ainda mais a importância da organização. Um dos principais mecanismos desta ferramenta é, sem dúvida, a consultoria em contabilidade.


O empreendedor que souber utilizar esse tipo de ferramenta da melhor maneira tende a se familiarizar com os processos operacionais da empresa de maneira mais fácil, inclusive quando melhorias de processos forem implementadas, pois quando se tem entendimento, mesmo que inicial sobre um determinado setor da empresa, já é possível ter uma direção consciente do segmento.


Trazer a informação para o dia a dia da empresa é uma das principais tarefas da consultoria. Mas afinal, como ela funciona?


Como funciona a consultoria em contabilidade

O grande papel da consultoria em contabilidade é o de fornecer informações e resultados para que o cliente consiga entender o que as análises demonstram e quais valores são trazidos à luz por elas.


Quanto mais informações e dados relevantes forem passadas para o consultor contábil, maior é a chance de uma análise mais objetiva e eficiente sobre a situação real da empresa. Isso possibilita uma posição mais concreta nas decisões dos gestores. Alguns tipos de ações realizadas pela consultoria são: contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, impostos e controle do ativo imobilizado.


Algumas das vantagens principais de se contratar um fornecedor idôneo nesta área são confiabilidade, transparência e segurança.


Além de contribuir com o funcionamento do setor financeiro da empresa, esse tipo de serviço reduz custos, principalmente com impostos. Com mais eficiência na gestão financeira, a empresa tem mais tranquilidade na busca pelo desenvolvimento.


Veja como funciona o ERP financeiro

Um sistema de gestão que pode complementar e auxiliar a contabilidade é o ERP no módulo Financeiro.


O módulo financeiro permite visibilidade de diversas ações financeiras da empresa, como contas a pagar e contas a receber, acesso a faturas pendentes, extrato e fluxo de caixa. Por ter uma sincronia simultânea com os outros módulos do sistema, as decisões podem ser tomadas de forma mais rápida e com históricos de informações, se desejar.


Ao implantar o software ERP na empresa, há aumento na eficiência na busca por informações tributárias relevantes e queda nas possibilidades de falhas. Isso porque depois de se automatizar todo o sistema organizacional, a chance de ocorrer alguma falha humana se torna quase nula, o que aumenta a confiabilidade e segurança no fornecimento dos dados.


No caso do controle financeiro da empresa, o software evita que dados sejam lançados de forma equivocada no sistema. Essa maior consistência dos dados, faz com que os riscos da empresa ser punida na parte fiscal ou por multas e atrasos sejam menores. Ou seja, é possível identificar exatamente quais tributos estão sendo pagos e analisar estratégias para que eles possam ser simplificados, evitando gastos desnecessários e tornando a empresa mais competitiva no mercado.



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br