Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

Conheça os principais tipos de módulos de ERP


Um software ERP (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema de gerenciamento que organiza o planejamento de recursos corporativos. Cabe a ele centralizar em uma única plataforma, todos os dados da empresa, agilizando a comunicação entre os diversos setores e processos.


Esse tipo de sistema é essencial para as empresas que desejam otimizar os controles e relatórios, pois o acesso à informação se torna muito mais ágil.


Por ter um leque variado de fornecedores de ERP é preciso analisar qual se encaixa melhor ao perfil da empresa. É preciso também entender as necessidades da empresa, de forma que a instalação do projeto ERP ajude na melhoria dos processos e no desenvolvimento do negócio como um todo.


Uma dica importante para que a empresa faça o melhor uso de todos os módulos é a contratação e uma consultoria contábil que possa auxiliar na implantação do sistema, de forma que a empresa faço uso de todo o potencial dele.


O software tem a vantagem de separar os dados por módulos, sendo que cada um deles representa uma área específica da empresa. Neste artigo, vamos conhecer os módulos de ERP que a Sumitani oferece:


Módulos ERP


Módulo Financeiro

Entre os inúmeros módulos de ERP disponíveis, este é o que permite melhor visibilidade sobre contas a pagar e contas a receber, acesso a faturas pendentes, extrato e fluxo de caixa. Esse controle na área fiscal, contábil e financeira, permite que a empresa visualize com agilidade de dados e informações referentes ao setor.


Módulo Compras

Este é mais um módulo específico que traz melhorias nos processos da empresa. O software compila as informações desde a entrada de mercadorias e notas fiscais no sistema. A sistematização em compras aumenta a produtividade na cotação e comparação de compras anteriores, por gerar um histórico de preços e condições comerciais, possibilitando redução de custos e melhorias em momentos de negociação.


Módulo Faturamento

Este módulo permite total acesso e controle à geração de notas fiscais de entrada e saída junto ao SEFAZ, de forma simples e seguro. Além de possibilitar a redução de erros e o maior manejo de controle de saída de materiais e pagamento de impostos.


Módulo Estoque

Possibilita o controle geral dos materiais, desde matéria-prima, passando pelo consumo interno e chegando a produtos de revenda. É também uma ferramenta de controle de múltiplos estoques, que podem ser acompanhados individualmente.


Módulo Livros Fiscais

Como o próprio nome já diz, é um módulo que tem controle sob as obrigações fiscais da empresa. Por estar integrado ao sistema, permite um cuidado redobrado com datas e tributos.


Módulo Folha de Pagamento

Vinculado ao setor de RH, o Módulo Folha de Pagamento é uma ferramenta de controle dos pagamentos de tributos e serviços dos colaboradores da empresa. Além disso, funciona como uma plataforma que dá maior controle sobre os dados dos funcionários.


Módulo Ponto Eletrônico

O módulo ponto eletrônico também vinculado ao departamento de RH. É através dele que se dá o controle sobre os horários de entrada e saída de funcionários na empresa.


Módulo Contabilidade Gerencial

Destinado a geração de informações de gestão e informações legais, este módulo recebe dados de outros módulos, o que permite uma rastreabilidade de dados e uma integração de informações. Como dissemos anteriormente, o cruzamento de dados traz agilidade à decisões gerenciais porque todas as informações, apesar de estarem separadas por módulos de ERP, estão armazenadas em uma mesma plataforma.



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br