Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

Como funciona o ERP e qual a relação com a automação nos processos?


Em toda a empresa, não importa o tamanho, é a mesma coisa: a fluidez do diálogo entre os diferentes setores é fundamental para que o resultado final do trabalho de todos atinja a excelência. Em outras palavras, todos devem remar para o mesmo lado, todos devem falar a mesma língua.


O ditado popular é antigo, um clichê. Mas ele pode sim ser enxergado como um bom conselho no mundo dos negócios. Tornando a linguagem mais técnica, é preciso haver padronização dos processos dentro da empresa. O estoque tem que “falar a mesma língua” da venda, assim como a produção “tem que remar” junto ao administrativo.

Este é um dos objetivos do sistema de gestão empresarial, que tem o ERP Protheus como um dos destaques. Ele automatiza e padroniza processos, tornando o trabalho mais dinâmico e a empresa mais ágil e competitiva.


Mas como funciona o ERP?

O ERP é um sistema de informação que integra e agrega todos os serviços que se desejar dentro da empresa. Processos administrativos, áreas de serviços, vendas, estoque, logística e etc, todos podem fazer parte desta “rede”. Um grande banco de dados recebe as informações de cada um dos setores e, a partir de análise, pode-se encontrar soluções para problemas que sequer haviam sido detectados anteriormente.


Um ponto a se considerar é a escolha de um fornecedor de confiançapara dar um suporte em como funciona o ERP e também tirar dúvidas que possam surgir entre os colaboradores durante o manuseio do software.


Com todos os funcionários treinados e trabalhando com o ERP, podemos imaginar o seguinte quadro: o sistema recebe uma autorização de ordem de vendas e automaticamente dialoga com o estoque para saber se há o produto. Ainda de forma automática o sistema “sabe” que há produto em estoque e dispara um aviso para que uma nota seja emitida pelo departamento comercial. Tudo isso sem a possibilidade de qualquer erro humano.


Com essa potencialização e agilidade na troca de informações entre setores, processo de produção, vendas, estoque e faturamento, a empresa tem um tempo a mais para se dedicar a melhorias no processo de produção ou algum outro investimento que possa ser feito pensando no desenvolvimento contínuo da empresa.


Vantagens do ERP

Apesar da automatização, o processo humano continua sendo de suma importância na empresa que adotou o ERP. Todos os colaboradores precisam estar familiarizado aos recurso, ou o investimento não terá sido válido.


Quando se escolhe um software ERP para ser implantado em sua empresa, além de agilizar e modernizar a gestão, o trabalho e os custos reduzem, dois benefícios bastante relevantes.


Outro ponto positivo é a possibilidade do gestor ter controle sob todas as áreas monitoradas, o que o faz ter mais domínio sob tomadas de decisão e saber como a empresa está reagindo no cotidiano.


Lembra-se dos ditados do começo do texto? Ela traduz como funciona o ERP.  O que a sabedoria popular determinou muito tempo atrás segue valendo, agora com toques de tecnologia para que os processos de produção sejam mais ágeis e eficazes, elevando a qualidade do trabalho, do produto e a satisfação do cliente.



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br