Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

6 Riscos que uma consultoria Protheus qualificada pode evitar


As empresas estão cada vez mais reconhecendo a importância de um sistema integrado de gestão, e um dos mais conhecidos é o ERP Protheus, um software voltado para gerar relatórios específicos de cada setor da organização e ainda fazer análises integradas.


Esse tipo de sistema precisa ser implantado por uma consultoria Protheus especializada no software.


A empresa que decide optar por uma consultoria ERP fica ciente que mudanças no cotidiano do trabalho ocorrerão e, com isso, um tempo para a readaptação é necessário. Por isso, é importante investir em treinamentos e pessoas qualificadas para a equipe que comandará essas melhorias de processos.


É amplamente recomendável que os treinamentos sejam ministrados por uma empresa de consultoria especializada, pois a comunicação entre uma consultoria Protheus e o departamento de TI será constante tanto na fase de planejamento quanto na implantação do sistema. Com uma maior confiabilidade na implantação e na inserção de dados nesse sistema, os setores se beneficiarão mais.


É muito importante estudar e conhecer como funciona e o que cada área necessita. São necessárias migrações de sistemas? Documentações de processos? Limpeza de dados?


Mas, antes de implementar um ERP na empresa, é preciso analisar e pesquisar quais são os fatores internos e externos e os atuais processos. Confira abaixo os 6 riscos que uma consultoria Protheus qualificada pode evitar:


1.Processos burocráticos defasados

As empresas, não importa o tamanho, lidam com uma série de leis, normas e obrigações fiscais e tributárias todos os dias. Todas elas sabem o quão importante é estar em dia com os diversos órgãos do Estado e com a Receita Federal.


Os melhores fornecedores de ERP estão capacitados para que nenhum processo burocrático esteja defasado, ou seja, estão adaptados às normas e as atualizações de todas as regras.


Além dos benefícios burocráticos, contar com uma consultoria Protheus não sobrecarrega o departamento de TI e deixa os dados mais seguros.


2.Desatualização do sistema

Uma consultoria especializada nesse tipo de software sempre tem acesso às novidades e atualizações do sistema, o que a torna mais apta a encaminhar o processo de atualização do software toda vez que ocorre uma nova versão, e como de costume, alinhar esta nova versão ao perfil e às necessidades de cada empresa.


Já quando não se tem uma consultoria, o negócio permanece operando em um sistema defasado e, muitas vezes, a empresa nem chega a saber que há melhorias e processos mais atuais para se trabalhar.


3.Desalinhamento do ERP com os processos

É comum que as organizações passem por mudanças em seus processos com o passar do tempo, seja pela necessidade de adaptação às leis, seja pelo desenvolvimento natural da empresa e a necessidade de renovar ou ter novas operações.


Tudo isso torna favorável a ligação entre o software Protheus e a empresa de consultoria em si, pois quando o assunto é tecnologia e estratégia, a consultoria especializada é a melhor opção para esse alinhamento.


Caso contrário, crescem os riscos da empresa de se sobrecarregar, de cometer falhas operacionais ou ser pega com multas e autuações. Ou seja, contratar um serviço apto a fazer esse intermédio é essencial para o desenvolvimento do trabalho no dia a dia.


4.Falta de suporte

Ter suporte é um fator relevante a ser considerado antes de contratar uma consultoria especializada em ERP Protheus, pois no caso de qualquer dúvida ou problema, a solução precisa vir em tempo hábil, de modo que não afete os processos operacionais da empresa. Para isso, é essencial contar com empresas que priorizam esse tipo de serviço, o que traz uma maior segurança e confiabilidade na hora da contratação.


Ninguém quer um sistema que falhe naquele momento decisivo, mas quando falamos de máquinas e softwares, sabemos que isso pode acontecer. Por isso, ter uma assistência confiável, que o atenda quando a necessidade aparecer é fundamental. Essa relação entre cliente e fornecedor se testa nas piores horas, por isso é preciso buscar os fornecedores que apresentam os melhores resultados.


Não possuir uma consultoria Protheus pode atrasar tarefas. O melhor é evitar a dependência de suportes que não possuem especialização no assunto, tornando um eventual problema mais exaustivo do que poderia ser.


Perda de tempo também se transforma em perda de dinheiro devido não se ter uma solução imediata para o problema, postergando uma adversidade que poderia ser solucionada de forma mais simples e prática.


5.Profissionais não preparados

Contar com profissionais preparados é essencial para que a implementação do software funcione da melhor maneira possível. Não adianta nada a empresa possuir um software do patamar do Protheus e não saber como ele pode melhorar as operações do seu negócio. Afinal, cada empreendimento possui suas características e o Protheus pode atendê-los conforme suas necessidades. Por isso, contar com profissionais preparados para a implantação do sistema integrado é fundamental tanto para o negócio em si, como para os colaboradores que o utilizarão no dia a dia.


Contratar um suporte qualificado traz mais tranquilidade para o gestor, pois ele sabe que a equipe formada para operar o ERP dentro da sua empresa receberá um treinamento adequado para poder usar o software de maneira mais eficaz do que aprendendo por conta própria, por exemplo.


6.Não ter controle sob suas gestões

Uma vez que a tecnologia está desalinhada com as operações da empresa, é muito comum que os colaboradores procurem soluções imediatistas e de fácil acesso, como ferramentas gratuitas ou planilhas. Ou seja, a empresa contrata um sistema que integra os dados e os colaboradores seguem trabalhando no “esquema antigo”, cada um com sua planilha salva em sua própria máquina.


Neste sistema antigo, quando um outro colaborador precisar da mesma informação, fará uma nova planilha. Este retrabalho é tempo perdido, significa baixa de produtividade.


Modernizar a empresa na gestão e nos componentes operacionais é uma maneira de reduzir custos e otimizar o tempo. A partir do momento que a organização está preparada tecnologicamente, as melhorias nos processos internos surgem gradativamente. Mas lembre-se: nem sempre isso é possível sem a ajuda de um parceiro especializado nesta nova tecnologia.



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br