Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

4 Dicas para aumentar as chances de sucesso da implantação do seu software de ERP Protheus


O software de ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, é essencial para empresas que buscam otimizar e padronizar seus relatórios e controles de organização, pois essa integração de dados ocorre em um único sistema. Deixando mais claro: os dados de todos os departamentos estão em uma mesma plataforma de forma que é muito fácil fazer um cruzamento deles.


Além de abranger todos os setores da empresa, o sistema é composto por módulos ERP. Cada módulo representa uma área específica de gestão, proporcionando um gerenciamento de informações de todas as áreas da companhia.


Mas é preciso ter em vista que um software nunca fará todo o trabalho, por isso o capital humano da empresa precisa estar alinhado à tecnologia para a obtenção dos melhores resultados.


Este artigo aborda justamente 4 dicas para que a implantação do seu software ERP Protheus seja um sucesso:


1.Planejamento

Ao decidir introduzir esse tipo de software para o dia a dia da empresa, é necessário ter conhecimento profundo de o que e como ela produz, como organiza as funções de gestão e como o sistema pode ajudar no funcionamento do estabelecimento.


No decorrer da implantação do software, vários setores da empresa serão afetados de forma positiva, já que um novo (e mais moderno) padrão de trabalho será aplicado. O software de ERP engloba diversas áreas, como financeiro, recursos humanos, logística, produção e etc.


2.Contar com um parceiro

Após a escolha da solução mais adequada às suas necessidades, o ERP, é amplamente aconselhável a contratação de uma consultoria contábil no momento da implantação do sistema na sua empresa. Este tipo de serviço traz o know how para que sejam aproveitados todos os recursos que o sistema coloca à sua disposição.


3.Boa escolha de equipe

Durante o planejamento da implantação desse software ERP na sua empresa, um fator que precisa ser definido com cautela e atenção é a equipe que fará parte da execução desse sistema, pois o desenvolvimento e os resultados que serão atingidos dependem da aplicação correta dessa operação.


Por isso, um fator importante é conciliar os funcionários que têm contato direto com esses serviços e manter uma dinâmica de integração entre as pessoas e o próprio software, para que ambas falem a mesma língua.


Ao possibilitar esse tipo de relação, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e a operação desse software vai se introduzindo aos poucos no cotidiano da empresa, sem que haja um choque muito forte de novidades.


4.Treinamento

Escolhida a equipe, vamos voltar a falar sobre o papel da consultoria contábil. Como já foi dito, um fornecedor qualificado trará o know how técnico, mas o papel dela vai além. É preciso um treinamento eficiente de todos que irão usufruir do software no dia a dia do trabalho, todas as dúvidas devem ser tiradas neste momento inicial e algumas dicas podem ser levadas em consideração.


Ter treinamento e capacitação ajuda para que o software ERP tenha uma formatação mais adequada. Certifique-se que funcionários estejam familiarizados com esse novo sistema, sigam nossas dicas e tirem o máximo de proveito do seu novo software de ERP!



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br