Artigos e novidades sobre Consultoria Contábil

3 Benefícios da centralização do controle com um sistema integrado de informações



Quando uma empresa começa a crescer, ganhar forma e mostrar serviço, o próprio empreendedor visa melhorar os processos operacionais e também a forma que os colaboradores exercem suas funções, sempre buscando ganhos em produtividade, melhorias na administração. Produzir mais e reduzir custos desnecessários é um dos maiores desafios de um gestor.


Uma das formas de otimizar tempo e ter melhorias de processos é adotar por exemplo, o ERP Protheus. Muitos podem perguntar: “o que é Protheus?” Ele é um sistema integrado de informações, um software que centraliza e organiza todos os principais processos da empresa por módulos, termo técnico que designa os setores que formam o ERP.


Com a implantação desse sistema integrado de gestão, a plataforma de dados reúne informações desde o setor administrativo até o estoque da empresa, mostrando que o administrador tem maior autonomia sobre o que está acontecendo na sua empresa.

Por exemplo, quando uma venda é oficializada, o sistema puxa no estoque a quantidade solicitada e, caso o produto esteja em baixa, o aviso de uma ordem de produção é acionado. Ao mesmo tempo o departamento financeiro já tem as informações necessárias para a emissão da nota fiscal.


Automatização do trabalho

O sistema integrado de informações não apenas organiza e otimiza relatórios e controles, vai muito além. Ao automatizar esses serviços, a empresa dá a oportunidade para que outros pontos importantes sejam quantificados e analisados. Eficiência de gestão é uma das vantagens dessa automatização.


A padronização dos procedimentos operacionais e otimização de informações traz maior confiabilidade e segurança ao trabalho, pois as chances de erros ou que um trabalho seja refeito são reduzidas.


Essa menor ocorrência de inconsistência e oscilação de dados também contribui para que os especialista identifiquem possibilidades de redução de tributos. O próprio sistema ajuda nos cálculos, uma vez que ele tem controle sobre todas as entradas e saídas de recursos da empresa.


Controle operacional

Como já mencionado anteriormente, um sistema integrado de informações é um software que permite a unificação de vários sistemas, os módulos, sendo cada um responsável por um setor da empresa.


Esse controle operacional permite também a padronização dos procedimentos operacionais, administrativos e gerenciais, gerando maior produtividade.


Por ter um maior controle sobre os dados da empresa, os líderes de cada setor podem visualizar melhor como funciona a cadeia de trabalho, tanto individualmente como em grupo, o que resulta em melhora também no produto final. Ao visualizar as informações, é possível traçar panoramas mais adequados e atingir com mais incisão os pontos estratégicos em que cada setor visa.


Redução de custos

Além de unificar dados, padronizar o sistema e otimizar o tempo, o ERP beneficia uma das partes mais relevantes da empresa: o controle de gastos.


Após a implementação de um sistema de gestão empresarial, os resultados são notados aos poucos, tanto na área da produção quanto na financeira. Essa modernização e agilidade na gestão contribuem para que possíveis problemas sejam evitados e que soluções sejam acionadas mais rápido, resultando em um maior desempenho no produto final.


Mas, lembre-se: melhores resultados com o ERP serão alcançados com o conhecimento pleno do sistema. Isso pode ser atingido com o auxílio de uma consultoria contábil.



Nosso endereço:

 

Rua Guia Lopes, 290, Vila Carvalho,

Sorocaba / SP - CEP 18060-055

(15) 3012-4597

(11) 94773-9867

luiz@sumitanicontabil.com.br